Neste blog compartilho sugestões de leituras,filmes,jogos e atividades pedagógicas que auxiliam professores da classe comum , do Atendimento Educacional Especializado, estudantes de licenciaturas e Psicopedagogos no desenvolvimento global de estudantes da educação infantil aos Anos finais do ensino fundamental.

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

ADIÇÃO

Adição para Crianças | Vídeos Educativos

https://www.youtube.com/watch?v=WSfoAiEucM4

Fonte:Aula365 - Brasil

Soma para crianças - Aprenda a somar com os dinossauros - Matemática para crianças

https://www.youtube.com/watch?v=P887e-uqpBQ

Exercícios de Soma II - Aprendendo a somar com o Dino e os hambúrgueres - Matemática para crianças

https://www.youtube.com/watch?v=EZsyDncigec

Fonte: Smile and Learn - Português 

LEITURA

 VOGAIS (compilação) Aprenda a falar e escrever as vogais através da música!

https://www.youtube.com/watch?v=8j2C40y574A

Fonte: Nossa vida com Alice

Formando palavras com BA BE BI BO BU / CA CE CI CO CU / DA DE DI DO DU

https://www.youtube.com/watch?v=e-dRnLyhmqg

Fonte:  Aprender e Crescer

 ALFABETIZAÇÃO 4 - Escrevendo com B

https://www.youtube.com/watch?v=8yogg1oXOaQ

ALFABETIZAÇÃO 21 - Juntando as famílias sílabas do T e do P e as vogais para formar palavras.

https://www.youtube.com/watch?v=3hMed6A3jnE

Fonte: ROSE IN DICA

 APRENDENDO AS LETRAS COM O COELHO SABIDO

https://www.youtube.com/watch?v=yoqYHEL0XU0

Fonte: Youtubim

SÍLABAS SIMPLES

https://www.youtube.com/watch?v=t2lE4Oho_oA

Fonte: Bebelê Aprenda Brincando

 Família Silábica Completa|Alfabetização Infantil| Video Educativo

https://www.youtube.com/watch?v=8_5qKJDBPj8

Fonte:  Aprenda Kids

“As Letras Sumiram” ( ABC para Crianças) - Jaime, o Mascote sem Time!

https://www.youtube.com/watch?v=IFSxw-t8NXw

 Fonte: Jaime, o Mascote Sem Time

 História do alfabeto - O reino das letras

https://www.youtube.com/watch?v=kdtYfAnS6fg

Fonte: Prof Fabíola Dias



 

VÍDEOS DE HISTÓRIAS INFANTIS EM DESENHO

 

Cinderela

https://www.youtube.com/watch?v=5Iup7m1IjOA

Fonte canal Kids Planet Portuguese

 Cinderela

https://www.youtube.com/watch?v=6t-wagJ5RAA

 A Rainha da Neve

https://www.youtube.com/watch?v=3TfuDXnYlgs

 Branca de Neve e os 7 Anões 

https://www.youtube.com/watch?v=k0eNiSsiH8Q

 Rapunzel 

https://www.youtube.com/watch?v=pfsIf0tQZPc

 Um Conto de Natal 

https://www.youtube.com/watch?v=awoafP1XeIU

 Fonte canal Os Amiguinhos

 Um olho Dois olhos Três olhos 

https://www.youtube.com/watch?v=9faLkHDgV2E

 Aquilo que o Velhote Faz Está Sempre Certo

https://www.youtube.com/watch?v=Gb52jIQT0Ic

 O Sonho da Leiteira

https://www.youtube.com/watch?v=2joNneEIxBw

 O Pequeno Rato que era uma Princesa 

https://www.youtube.com/watch?v=V0LGhXdBeQ8

 Os Rapazes com as Estrelas

 https://www.youtube.com/watch?v=KkxWKPKhi-E

 A princesa que não sabia dançar

https://www.youtube.com/watch?v=ZNR6ZGAs1Pg

 A Menina Preguiçosa

 https://www.youtube.com/watch?v=0pHU99uD5rg

 As Cinco Ervilhas

https://www.youtube.com/watch?v=DE5sSXU717s

Fonte: canal Portuguese Fairy Tales

 RAINHA DAS ANDORINHAS

https://www.youtube.com/watch?v=fVfcIWGIX-I

Fonte: canal NAN TOONS

 

DICAS DE JOGOS ON LINE PARA ALFABETIZAÇÃO

 
 

 


Para   criar  história com cenário e objetos

https://www.jogosdaescola.com.br/criando-historia


                                                                     Jogar Cruzadinha





                                                                     Arrastar e unir pontos

https://www.cokitos.pt/letras-para-unir-com-pontos/play/



 

Jogo da Adição

https://brincandocomarie.com.br/arie-somando/




Jogo do Alfabeto

https://www.jogosdaescola.com.br/aprendendo-o-alfabeto/








sábado, 26 de setembro de 2020

Links de sites para a construção de atividades on line

https://www.liveworksheets.com/

Cria Jogos Educativos

GoEduca Jogos Educativos Digitais

http://efuturo.com.br/

 Disponibiliza Imagens grátis

https://pixabay.com/pt/images/search/desenho%20a%20l%C3%A1pis%20colorida/

https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/desenho-colorido

Disponibiliza Templates

https://www.canva.com/

Atividades interativas que produzi

disponível no endereço eletrônico

https://www.liveworksheets.com/c?a=s&t=920vb7pp8m&l=tk&i=udznsns&r=pc&db=0

Disponibiliza Fontes de letras grátis
dafont.com



sexta-feira, 25 de setembro de 2020

terça-feira, 31 de março de 2015

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Orientações para o trabalho com o disléxico na escola

Orientações para o trabalho com o disléxico na escola

Sônia Moojen
Antes da análise das acomodações necessárias ao disléxico na escola, é fundamental um esclarecimento sobre as características fundamentais da Dislexia Evolutiva ou Transtorno Severo da Aprendizagem da Leitura e Escrita.

A dislexia
é um problema no processamento fonológico que afeta a leitura e a escrita, na ausência de problemas cognitivos (nível intelectual);
é um transtorno específico nas operações implicadas no reconhecimento das palavras que compromete,  em maior ou menor grau,  a compreensão da leitura. Os disléxicos são mais lentos para ler palavras e pseudopalavras, beneficiando-se mais do contexto ao ler. Eles não automatizam plenamente as operações relacionadas ao reconhecimento de palavras, empregando mais tempo e energia em tarefas de leitura. A escrita ortográfica e a produção textual também estão comprometidas;
afeta a  um subconjunto, claramente minoritário, dos alunos com problemas  na aprendizagem da leitura e escrita. Talvez não mais que 3% da população escolar;
representa  o extremo de um contínuo com a população normal. Os disléxicos não  diferemqualitativamente dos sujeitos normo-leitores. Há uma continuidade entre ambos os grupos, sendo a dislexia mais adequadamente comparada com a obesidade (onde há graus)  do que com o  sarampo – que é algo que uma pessoa tem ou não – (Ellis, 1984);
possui uma moderada evidência de origem genética (Rack e Olson, 1993).Os dados proporcionados pelo Projeto Colorado, onde foi estudada a incidência de problemas de leitura em gêmeos monozigóticos (de igual dotação genética) e gêmeos dizigóticos (que somente compartem parte da herança genética) parecem justificar a existência de uma moderada influência genética nas habilidades implicadas no reconhecimento de palavras. Entretanto, em alguns casos de dislexia evolutiva, não existe evidência alguma de antecedentes familiares que possam sugerir uma influência genética;
tem um prognóstico reservado, constituindo-se em um problema persistente. O aluno disléxico que, evidenciando alto grau de adaptação escolar, consegue entrar na Universidade, apresenta  dificuldades importantes na leitura de palavras não-familiares e, particularmente,  muita dificuldade na escrita;
requer um tratamento que envolve um processo lento, laborioso e sujeito a recaídas, conforme sugerem os dados de estudos longitudinais de sujeitos reabilitados (Rueda e Sanchez, 1994);
requer uma equipe multidisciplinar para seu diagnóstico e tratamento.

Os disléxicos
possuem capacidade intelectual normal (acima de 85 na escala WISC);
tiveram escolarização adequada, ou seja, não trocaram de escola (língua materna) mais de 2 vezes nos três primeiros anos escolares e não faltaram mais de 10% de aulas nesta época;
devem ter visão e audição normal ou corrigida;
possuem um nível de adaptação psicossocial  normal (Vellutino,1979; Siegel, 1993);
não são portadores de problemas psíquicos ou neurológicos graves;
estão atrasados na leitura  e escrita, com relação a seus pares, com no mínimo dois  anos, (se a criança tem mais de 10 anos) e um ano e meio (se tem menos desta idade).
Portanto, até o final de 2ª série não se pode fazer diagnóstico de dislexia. O problema tem que ser persistente, apesar de tratamento adequado.



Extraído do site: www.psicosol.com